Turma bastante heterogénea com particularidades e características muito especificas que tentarei sintetizar. Noto uma grande diferença a todos os níveis, entre os alunos que já frequentarem o Centro escolar (a minha sala ) no ano lectivo transacto, em relação aos demais, quer frequentem pela primeira vez quer tenham vindo de outros Jardins de infância. Essa mesma diferença incide principalmente nas Área de Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. Pude verificar uma certa imaturidade e falta de interesse principalmente nos alunos de 5 anos que entraram de novo, parecendo-me que não estavam habituados a cumprir regras nem tão-pouco a lidar com o ambiente especifico que envolve toda a Comunidade Educativa inerente a uma escola. Será algo para ser trabalhado, usando de estratégias e objectivos específicos que vou incrementar na sala de aula e também em todo o ambiente circundante a esta de forma a colmatar esta situação e obter resultados positivos e com sucesso escolar, partindo da minha parte, duma atitude positivista, equilibrada e firme. Pretendo desde o inicio implementar regras de conduta, incutir auto - estima e segurança nos alunos, aspectos que verifico devem ser trabalhados. Para fazer uma avaliação mais real e completa da turma passarei a especificar situações concretas: foi inserido na minha turma um menino de 6 anos que já frequentava o Centro Escolar. Como já havia da minha parte um conhecimento prévio da situação que motivou a sua mudança de sala e sendo elucidada pela Educadora do ano lectivo anterior e pela Coordenadora, mostro-me satisfeita com a sua integração no grupo e também com o modo como soube gerir a situação.
A Período de adaptação não foi difícil com especial atenção para as crianças de 3 anos que requerem uma atenção muito especial devido à sua tenra idade e também à falta à imaturidade que se faz sentir nos seus comportamentos. São crianças muito novas, muito protegidas e com grande apego aos pais.
A turma pode considerar-se calma, onde se respira um ambiente tranquilo. As crianças são meigas, afectuosas e obedientes. Os Encarregados de Educação mostram-se receptivos e manifestam interesse por tudo o que se passa na escola. Manifestam uma atitude de respeito e empenho na educação dos seus filhos.
Actualmente, as estão já bem integradas e gostam da escola. Este era o meu principal objectivo durante o Período de Adaptação. Para tal, não posso deixar de realçar a grande importância que teve o empenho, responsabilidade e capacidade de trabalho da minha Assistente Operacional.
O nosso trabalho em equipa contribuiu para que os alunos depressa descobrissem a riqueza interior que uma sala de Jardim de infância pode ter, quer na existência de materiais pedagógicos bastante diversificados em quantidade e qualidade, quer pela própria beleza do espaço interior e exterior e fundamentalmente pelas descobertas que todos os dias se fazem durante as actividades efectuadas que culminam em competências e aquisição de saberes. Já descobriram a riqueza o saber estar em grupo.
Em relação ao grupo dos 5 anos, devo dizer, numa avaliação breve e global que é um grupo de alunos muito simpático interessado e empenhado. As regras estão a ser incutidas a pouco e pouco. As crianças que entraram de novo tinham um desconhecimento desses aspectos.
Dou especial enfoque ao facto de todos os alunos, das diferentes faixas etárias, se mostrarem receptivos a tudo que os rodeia.
O grupo dos 4 é unido e interessado. Está a corresponder muito bem às rotinas e também ao cumprimento das regras. Gostam de trabalhar e demonstra interesse por aprender.
Em suma: Tenho uma turma simpática de alunos meigos e com vontade de melhorar e agradar. São esforçados e empenhados!
Realço a empatia que se estabeleceu desde logo entre a educadora (eu), Assistente Operacional ( Eulália ) e alunos, o que considero aspecto fundamental para poder desenvolver um bom trabalho ao longo do Ano Lectivo!
Sem comentários:
Enviar um comentário