sábado, 19 de fevereiro de 2011

Apelo à Participação

Olá a todos,

No abito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade, estamos a trablhar o Módulo 8 -Projecto Comunitário II e estamos a realizar um Jogo de Pista. e desde já vinhamos convidar-vos a participarem no nosso projecto.

Vai-se realizar na Vila de Alenquer no dia 12 de Março e tem inicio às 9:30horas no Parque da Romeira e terminará às 16:00horas.

Aconselha-se que tragam roupa prática.

Tragam familia e amigos.

Apareçam, serão bem vindo

Logotipo

Este é o logotipo vencedor do jogo de pista.
Este logotipo foi realizado por mim, e foi o logotipo que o meu grupo apresentou para a votação.

Contributo do grupo para o Projecto em si.

O contributo do meu grupo para o projecto foi importante porque o meu grupo ficou encarregue de fazer a segunda parte do percurso dificil e de fazer as pistas. E o logotipo escolhido para o jogo de pista foi o do meu grupo. Eu acho que o meu contributo para o projecto foi importante porque no meu grupo eu era o que conhecia melhor a Vila de Alenquer por isso foi-me muito facil fazer o precurso e as pistas. E o nome para o jogo de pista (Alenpepper) foi a sugestão que eu dei.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tarefas a Realizar Pelos Vários Grupos

Grupo 1 - Diogo Carvalho, Fábio Rucha e Patrícia Alexandra

          - Organização
          - Elaboração do regulamento do jogo de pista
          - Elaboração do Programa de Animação que terá lugar no período da tarde




Grupo 2 - Débora Santos, Fábio Cruz e Helena Santos

          - Pedido de patrocínios
          - Organização do Pic-nic



Grupo 3 - Cátia Leal, Joana Borges e Patrícia Lopes

          - Traçar o percurso do jogo de pista (precurso dificil)
          - Elaborar as pistas referentes ao percurso
          - Identificar os postos de controlo




Grupo 4 - Ana Costa, Mónica Vicente e Tiago Pereira (O meu grupo)

          - Traçar o precurso do jogo de pista (precurso dificil)
          - Elaborar as pistas referentes ao percurso
          - Identificar os postos de controlo




Grupo 5 - Patrícia Arsénio, Raquel Pereira e Sara Clemente

          - Traçar o precurso do jogo de pista (precurso fácil)
          - Elaborar as pistas referentes ao percurso
          - Identificar os postos de controlo




Grupo 6 - Ivo Cristóvão, Lucio Correia e Nádia Correia

          - Divulgação
          - Convites
          - Organização de equipas




Grupo 7 - Diogo Lourenço, Eromárcia Batista e Fátima Luís

          - Brindes de oferta
          - Certificados de participação

Projecto Comunitário o que é?

Um projecto comunitário destina-se a toda a comunidade em geral. É um projecto maior pelo facto de envolver uma logística diferente dos outros trabalhos e projectos.

Módulo 8 - Projecto Comunitário II

No abito da disciplina de Área de Estudo da Comunidade foi-nos proposto que neste módulo realizasse-mos um jogo de pista como projecto comunitário. Vamos realizar um Peddy Paper pela Vila de Alenquer em que o nome escolhido foi “Alenpapper”.
O projecto vai envolver a comunidade, devido a este ser um projecto comunitário.
O nosso grupo (Eu, Tiago e a Mónica)  ficou encarregue da parte final do percurso difícil em que tínhamos de trabalhar em parceria com outro grupo que era formado pela Cátia, Joana e a Patrícia que tinha ficado com o princípio do percurso difícil.
1 – Definir percurso + pistas + postos de controlo
2 – Definir percurso + pistas + postos de controlo 
3 – Organização + apresentação da animação da tarde (programa)
4 – Patrocínios + organização do piquenique  
5 – Regulamento
6 – Divulgação + Convites + Organização de equipas
7 – Certificados + Brindes de oferta
Data: 12 Março de 2011
Manha: Percurso (9:30 – 12:00)
Almoço: Piquenique (12:30 – 13:30)
Tarde: Animação (Até ás 16:00)

sábado, 8 de janeiro de 2011

Os Direitos das crianças

     1- Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

     2- Todas as crianças deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.

     3- Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.

     4- Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe

     5- As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

     6- Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

     7- Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer

     8- Todas as crianças têm direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.

     9- Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.

     10- Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.


Retirado dehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_da_crian%C3%A7a

Projecto "Crescer é Aprender" - Planificação de Grupo


Projecto "Crescer é Aprender"

      Neste projecto o meu grupo vai abordar os Direitos das Crianças, vamos trabalhar com o Centro Escolar de Alenquer (a parte do jardim de infância) pois foi esta instituição que o grupo escolheu para desenvolver o projecto pois não podíamos escolher instituições que estivessem  propostas para estágio.

     O nosso objectivo é fazer com que as crianças fiquem a conhecer os seus direitos enquanto membros da sociedade em que estão inseridos.

     Actualmente as crianças com que vamos trabalhar estão a abordar o tema da desigualdade, mas como já é um tema que já falaram bastante, decidimos trabalhar com eles os Direitos das Crianças pois a educadora deu-nos a informação que esse assunto ainda não tinha sido muito desenvolvido com eles.

     Vamos representar para eles uma pequena peça de Teatro sobre os direitos das crianças.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Projecto "Crescer é Aprender" - Avaliação da Turma

     A turma é composta por 25 alunos composta da seguinte forma: 1 aluno de 6 anos, 12 alunos de 5 anos, 7 de 4 anos e 5 de 3 anos, sendo no total 14 anos do sexo masculino e 11 alunas do sexo feminino.

     Turma bastante heterogénea com particularidades e características muito especificas que tentarei sintetizar. Noto uma grande diferença a todos os níveis, entre os alunos que já frequentarem o Centro escolar (a minha sala )  no ano lectivo transacto, em relação aos demais, quer frequentem pela primeira vez quer tenham vindo  de outros Jardins de infância. Essa mesma diferença incide principalmente nas Área de Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. Pude verificar uma certa imaturidade e falta de interesse principalmente nos alunos de 5 anos que entraram de novo, parecendo-me que não estavam habituados a cumprir regras nem tão-pouco a lidar com o ambiente especifico que envolve toda a Comunidade Educativa inerente a uma escola. Será algo para ser trabalhado, usando de estratégias e objectivos específicos que vou incrementar na sala de aula e também em todo o ambiente circundante a esta de forma  a colmatar esta situação e obter resultados positivos e com sucesso escolar, partindo da minha parte,  duma atitude positivista, equilibrada e firme. Pretendo desde o inicio implementar regras de conduta, incutir auto -  estima e segurança nos alunos, aspectos que verifico devem ser trabalhados. Para fazer uma avaliação mais real e completa da turma passarei a especificar situações concretas: foi inserido na minha turma um menino de 6 anos que já frequentava o Centro Escolar. Como já havia da minha parte um conhecimento prévio  da situação que motivou a sua mudança de sala e sendo elucidada pela Educadora do ano lectivo anterior e pela Coordenadora, mostro-me satisfeita com a sua integração no grupo e também com o modo como soube gerir  a situação.
 
     A Período de adaptação não foi difícil com especial atenção para as crianças de 3 anos que requerem uma atenção muito especial devido à sua tenra idade e também à falta à imaturidade  que se faz sentir nos seus comportamentos. São crianças muito novas, muito protegidas e com grande apego aos pais.

     A turma pode considerar-se calma, onde se respira um ambiente tranquilo. As crianças são meigas, afectuosas e obedientes. Os Encarregados de Educação mostram-se receptivos e manifestam interesse por tudo o que se passa na escola. Manifestam uma atitude de respeito e empenho na educação dos seus filhos.

     Actualmente, as estão já bem integradas e gostam da escola. Este era o meu principal objectivo durante o Período de Adaptação. Para tal, não posso deixar de realçar a grande importância que teve o empenho, responsabilidade e capacidade de trabalho da minha Assistente Operacional.
 
     O nosso  trabalho em equipa contribuiu para que os alunos  depressa descobrissem  a riqueza interior que uma sala de Jardim de infância pode ter, quer na existência  de materiais pedagógicos bastante diversificados em quantidade e qualidade, quer pela própria beleza do espaço interior e exterior e fundamentalmente pelas descobertas que todos os dias se fazem durante as actividades efectuadas que culminam em competências e aquisição de saberes.  Já descobriram a riqueza o saber estar em grupo.

     Em relação ao grupo dos 5 anos, devo dizer, numa avaliação breve e global que é um grupo de alunos muito simpático interessado e empenhado. As regras estão a ser incutidas a pouco e pouco. As crianças que entraram de novo tinham um desconhecimento desses aspectos.
 
     Dou especial enfoque ao facto de todos os alunos, das diferentes faixas etárias, se mostrarem receptivos a tudo que os rodeia.

     O grupo dos 4 é unido e interessado.  Está a corresponder muito bem às rotinas e também ao cumprimento das regras. Gostam de trabalhar e demonstra interesse por aprender.

     Em suma: Tenho uma turma simpática de alunos meigos e com vontade de melhorar e agradar. São esforçados e empenhados!

     Realço a empatia que se estabeleceu desde logo entre a educadora (eu),  Assistente Operacional ( Eulália )  e alunos, o que considero aspecto fundamental para poder desenvolver um bom trabalho ao longo do Ano Lectivo!

Projecto "Crescer é Aprender"

Entrevista à instituição
História da instituição;
Dinâmica de funcionamento (Organograma, parcerias, recursos humanos e físicos);
Projecto em curso e projectos previstos;
Tem algum projecto a realizar em sala de aula;
Caracterização dos utentes da instituição:
      - A nível demográfico (idades, sexo, nacionalidade);
      - A nível socioeconómico (se os pais estão desempregados);
      - A nível psicomotor (problema de saúde, deficiências (tipos, mobilidades));
      -A nível cultural (grau da instituição, interesse por musica, filmes, etc.);
Indicação de problemas susceptíveis de serem trabalhados numa perspectiva de animação sociocultural;
A turma é bem comportada ou desinquieta;
Quantas crianças há nessa sala;